Muitos profissionais sentem-se pressionados pela ideia de que suas carreiras precisam seguir uma trajetória linear e previsível. Às vezes a gente acha que mudar de função ou de indústria reflete falta de foco ou comprometimento, o que gera insegurança em relação ao progresso na carreira.
Mas quem disse que isso precisa ser algo negativo?
Bem, sou formado em Letras pela UFBA, com Mestrado em Tradução Intersemiótica, mas meu primeiro emprego foi num provedor de internet, nos idos de 98. No primeiro emprego começou minha paixão pela Tecnologia, Webdesign, Design e mal sabia eu que essa história (a minha história) me levaria a tantos lugares diferentes.
Deixei Salvador, me mudei pra São Paulo em 2012. Cheguei a ser professor, Diretor de Arte, Redator e, depois de trabalhar pra uma multinacional de Tecnologia que gerenciava um projeto Google.
Após 12 anos, decidi que era hora de encarar a minha empresa trabalhando com Marketing Digital.
Viver uma carreira linear talvez não seja a história da maioria. Essa mentalidade pode gerar dúvidas sobre si mesmo, fazendo a gente se sentir “atrasado” em comparação com os outros. Mas, muitas vezes, a não-linearidade na carreira impulsiona o crescimento em direções imprevisíveis e que pode ser um grande diferencial.
A gente subestima a riqueza dessas experiências, focando no que “falta” ao invés do que foi conquistado.
Hoje trabalho com Marketing e ter passado por várias indústrias e desenvolvido skills diferentes me deu um diferencial que poucos têm: saber, de ponta a ponta, entregar um projeto. Saber planejar, desenvolver visuals, pesquisar, fazer copy, articular estratégia e deliverables. (Um MBA em breve.)
Mudanças de carreira e experiências diversas não são desvios, mas sim oportunidades de crescimento. Sei que é difícil ter isso claro na cabeça o tempo todo quando vivemos numa cultura de comparação e de existência performática em redes sociais, mas…
Abrace a riqueza da SUA jornada não linear agora mesmo!
Em vez de temer a não-linearidade, use-a a seu favor. Cada função que você teve (por mais desconexa que pareça) adicionou algo ao seu conjunto de habilidades e perspectivas.
Pare pra pensar. O que você faz que ninguém mais faz? Que curso ou posição fora da sua indústria atual agregou algo único ao teu currículo?
🏁